As cores desempenham um papel importante na comunicação da sua marca. Por isso, é muito interessante entender a força das cores para comunicar a sua ideia.
Elas podem não apenas transmitir sentimentos como felicidade ou tristeza, mas também podem direcionar nossa atenção ou despertar emoções.
Mas qual é o verdadeiro significado das cores? E o quanto eles nos influenciam? As cores na publicidade influenciam a decisão de compra de muitos clientes, pois são um elemento indissociável do branding.
Sabendo disso, vamos entender melhor o significado das cores?
Cores quentes representam felicidade, otimismo e energia
Vermelho, laranja e amarelo estão lado a lado e pertencem às cores quentes. Na teoria das cores, cores quentes representam felicidade e otimismo e muitas vezes evocam sentimentos positivos.
Vermelho
O vermelho é a mais quente de todas as cores. Enquanto o vermelho, por um lado, significa calor, amor e paixão, a cor também é frequentemente associada a raiva ou perigo.
Como designer, isso significa que a cor vermelha é ideal para chamar a atenção do observador. Mas atenção: o vermelho também é a cor das explosões emocionais.
Laranja
Ainda sobre a força das cores para comunicar a sua ideia, o laranja significa alegria, vivacidade e é frequentemente associada a vitalidade e felicidade.
Assim como o vermelho, o laranja é uma cor muito viva, mas não tão intrusiva. No design, a cor laranja é frequentemente usada para elementos de call to action que levam à compra de um produto, por exemplo.
Amarelo
Associamos a cor amarela a luz, sol e leveza. Ela é ideal para definir acentos e dar ao espectador uma sensação otimista e feliz.
Cores frias geralmente são calmantes e relaxantes
Em contraste com as cores quentes, que representam felicidade e otimismo, as cores frias têm um efeito calmante e suavizante. As cores frias incluem verde, azul e roxo.
Verde
Verde significa saúde, relaxamento e riqueza, sendo a cor mais agradável para o olho humano e está frequentemente associada à esperança ou ao meio ambiente.
Assim, a cor verde, em contraste com o efeito estimulante da cor vermelha, tem um efeito calmante e harmonizador.
Azul
O azul evoca a sensação de calma, harmonia e contentamento, bem como segurança e confiança.
É uma das cores mais usadas e mais populares. O azul escuro, por exemplo, é particularmente popular no design corporativo, pois a cor simboliza uma impressão de seriedade.
Roxo
O roxo é uma cor mediadora entre o vermelho e o azul. É a cor do poder e é frequentemente associada à criatividade e à realeza.
O roxo escuro torna um design mais luxuoso, enquanto um roxo mais claro traz um tom de mistério.
Vamos ver mais exemplos sobre a força das cores para comunicar a sua marca?
As cores neutras são ideais como cores de fundo
Além do preto e do cinza, as cores neutras também incluem o branco. Essas cores podem ser muito bem usadas no design e são uma das cores mais frequentemente utilizadas.
Portanto, pode-se dizer que todas as cores neutras no design são muito adequadas como cor de fundo.
Se você usar cores mais claras no primeiro plano, preto, cinza ou branco são combinam perfeitamente.
Para texturas, uma dica é escolher marrom em cores de fundo.
Espero que este post tenha te ajudado a escolher as melhores cores para a sua marca!
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